quarta-feira, 8 de julho de 2015

BioMelides: Striped Hawk-moth (Hyles livornica)



Pelo adiantado da hora, e depois de uma busca pelos candeeiros do parque campismo de Melides, a ronda em torno das borboletas nocturnas não estava a obter o sucesso esperado.


Porém, a surpresa estava reservada para um dos sítios menos prováveis para encontrar estes maravilhosos insectos - a casa de banho das senhoras.


Na janela situada no topo do edifício, a mais de dois metros de altura, era exibida a salvação nocturna: de seu nome "Hyles livornica".


O local onde estava poisada apelava a uma abordagem discreta e segura e foi assim que agimos num malabarismo de escalada pelas paredes da casa de banho. 



Passados alguns momentos de risco hilariante e sempre a olhar para trás não fosse uma senhora entrar e dar de caras com dois homens empoleirados na janela, removemos a borboleta do vidro com cuidado para depois deposita-la num local de mais fácil aproximação.



A noite foi mais longa do que inicialmente esperávamos, e já com o cansaço de um dia vencido e alguma comoção, dizemos adeus à nossa amiga, quando num voo triunfal dirigiu-se a mais uma estrela por descobrir.




Sem comentários:

Enviar um comentário

M22

  Uma lágrima faz estremecer o vinco do lençol imaculado como uma flor ainda sem nome, há dias em que as palavras são audíveis rasgos ...