segunda-feira, 11 de novembro de 2013

4 Estações sobre Monsanto no reino das aves com o Caimão-americano (Porphyrio martinica‏)

Estava a fotografar no Cabo Espichel com um amigo, quando fui informado da observação de uma ave "pouco vulgar" no Parque Florestal de Monsanto. Um colaborador do parque tinha fotografado com o telemóvel uma espécie rara no açude do Espaço Biodiversidade e depressa as imagens circularam pela Internet. Depois de ouvir vários entendidos na matéria, verifiquei que existiam dúvidas sobre a identificação do bicho. Decidimos rumar a Lisboa. Quando chegámos a Monsanto confirmou-se a identificação, tratava-se de um Caimão-americano (Porphyrio martinica‏)

As notícias correm depressa; em poucas horas juntaram-se  dezenas de observadores, fotógrafos e ornitólogos em torno de tamanha raridade. O mesmo aconteceu durante o fim de semana com a chegada de vários fotógrafos provenientes dos mais diversos países da Europa.

O caimão-americano é uma ave migradora oriunda dos Estados Unidos e das regiões tropicais da América Central e da América do Sul.  Esta foi a primeira vez que tal espécie foi observada em Portugal continental, tratando-se da sexta observação em toda a Europa.









4 comentários:

papoila de corda