segunda-feira, 16 de novembro de 2020

O torcicolo da minha janela

 
Entre quatro paredes cá estou em teletrabalho fazendo do meu exíguo quarto, escritório, estúdio, refeitório, dormitório e agora abrigo fotográfico. Antes de iniciar a minha jornada de mais um turno, estava a tomar o pequeno almoço à janela, ao mesmo tempo que admirava a luta do sol a tentar furar as nuvens, enquanto os melros gladiavam-se em estridentes vocalizações matinais assustando as outros bichos. No decorrer dessas explosões esvoaçantes, houve uma movimentação que despertou a minha curiosidade. Descendo da "minha árvore" até umas madeiras surgiu uma pequena ave cuja a camuflagem críptica inicialmente baralhou a minha tentativa de identificação. Contudo, quando pousou não restavam dúvidas. Da família dos pica-paus lá estava ele a admirar o espalhafate dos melros e atento às movimentações do gaio. Nunca tinha visto um torcicolo (Jynx torquilla) em Carcavelos e ainda para mais no conforto do meu quarto, desde a minha janela e de pantufas. Liguei o computador e fui trabalhar com um sorriso, o meu espaço de confinamento transformou-se num observatório de aves.





Depois veio o gaio com uma bolota e com mais olhos do que barriga.




Sem comentários:

Enviar um comentário

A batalha do cuco

Ar e vento já é meio sustento" Para desanuviar a cabeça destes tempos complicados, aceitei o convite do meu amigo José Frade para ir fo...