segunda-feira, 21 de março de 2016

Aves da Quinta da Alagoa



A Quinta da Alagoa em Carcavelos pertenceu à Companhia de Jesus e foi outrora uma quinta produtora do afamado vinho de Carcavelos. Actualmente é um importante espaço verde, oferecendo à população uma generosa zona relvada, ladeada por cedros, pinheiros, eucaliptos e oliveiras. Esta infra-estrutura dispõe de espaços infantis, campos de ténis e uma bela e melancólica lagoa que ainda hoje funciona como um instrumento para a captação de águas subterrâneas. 

Depois de passar um final de tarde a beber um chá e a ler " A morte de Ivan Iliitch" de Lev Tolstoi numa esplanada perto da lagoa, suou um canto que despertou a minha atenção:
Era um lugre que cantava numa árvore ali perto, pouco depois foi a vez da estrelinha-de-cabeça-listada responder ao chamamento e antes do jardim fechar chegaram duas garças-reais que fazem deste espaço um dormitório. Foi então que fiquei sem luz para continuar a ler estes sinais voadores porém voltarei em breve.


Lugre (Carduelis spinus)

Estrelinha-de-cabeça-listada (Regulus ignicapilla)

Garça-real (Ardea cinerea)




Existe uma nova ave na Quinta da Alagoa. Venha conhece-la neste artigo.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Aos olhos da doença

  os teus olhos | estrelas distantes os meus olhos | perdidos nos teus olhos teus | pedras frágeis olhos nossos | dançam errantes.   o mal r...