sexta-feira, 14 de novembro de 2014

BioMelides: Borboleta-do-medronheiro (Charaxes jasius)


Resultante de uma parceria entre a Junta de Freguesia e Melides e os fotógrafos José Frade e Sérgio Guerreiro assim o surgiu o projecto BioMelides. Esta parceria pretende dar a conhecer a biodiversidade da Lagoa de Melides nos seus mais diversos ecossistemas e habitats.


Quando vimos esta borboleta dentro de um jardim e fora do acesso das nossas objectivas, depressa pensámos como lá chegar. Corremos até ao café contíguo ao jardim e pedimos autorização para fotografar. A Dona Júlia, de sorriso nos lábios e simpatia no olhar, deu-nos acesso ao local e logo apressámo-nos não fosse o bicho desaparecer. Esta é a Borboleta-do-medronheiro (Charaxes jasius), a maior borboleta diurna (Rhopalocero) que ocorre em Portugal e uma das maiores da Europa. Andava entretida entre uma figueira e uma laranjeira, onde pousava durante alguns minutos, embelezando estas árvores de fruto voadores e sonhos suspensos.






Sem comentários:

Enviar um comentário

M22

  Uma lágrima faz estremecer o vinco do lençol imaculado como uma flor ainda sem nome, há dias em que as palavras são audíveis rasgos ...