sábado, 19 de julho de 2014

Casa das Palmeiras


Pela acolhedora simpatia com que fomos recebidos, há sítios que nos fazem sentir em casa. A Casa das Palmeiras é um destes locais. Trata-se de uma quinta de turismo rural, situada em Gandufe, abrangida pela região vitivinícola do Dão, no sopé da Serra da estrela. Aqui descansa-se o corpo e a mente, com um olhar sereno pela vida do campo, onde o tempo faz ouvir a voz da terra. Em cada recanto da Casa das Palmeiras encontramos sempre algo de novo, com uma história por descobrir. Até os animais domésticos tem fábulas para contar; como é o caso da Ritinha, a "produtora" de leite que está na origem do queijo e do requeijão caseiro, e a Pêpa, uma porca muito curiosa que se delícia com festas e canções de embalar.
A primeira vez que visitámos este local estávamos de passagem num périplo fotográfico pela serra. Entretanto, foi-nos endereçado o convite para realizar um inventário da biodiversidade que ocorre na quinta. E assim, durante dois dias, registámos as cambiantes mágicas da natureza.

---

Foram observadas 24 espécies de aves *  entre as quais, o mocho-d´orelhas (Otus scops), o mocho-galego (Athene noctua), a poupa (Upupa epops), o gaio (Garrulus glandarius) e o pardal-montês (Passer montanus).
Na piscina biológica fotografámos a rela  (Hyla arborea), a rã verde (Rana perezi)  e o tritão marmoreado (Triturus marmoratus) e ainda foram observadas as libélulas Lestes virens e Anax imperator.
Nos campos adjacentes e nas suas clareiras foram identificadas 13 espécies de borboletas. Para surpresa e contentamento dos presentes, à noitinha, pelas veredas da quinta, conseguimos observar o tímido ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus) - o maior insectívoro da nossa fauna.
Muitas são as oportunidades que a Casa das Palmeiras tem para oferecer ao visitante que procure na natureza descanso e lazer. Eis alguns momentos de luz e privilégio com que registámos estes dias. 





Papoila (Papaver somniferum)


Rã verde (Rana perezi)


Rã verde (Rana perezi)


Rã verde (Rana perezi)


Nenúfar (Nymphaea alba)


 Rela (Hyla arborea) 


 Rela (Hyla arborea) 


Rela (Hyla arborea)


Nenúfar (Nymphaea alba)


Tritão-verde (Triturus marmoratus)



Macrolepiota procera


Pardal-montês (Passer montanus)


Pardal-montês (Passer montanus)


Lycaena tityrus


Melanargia lachesis


Argynnis pandora


Chrysocrambus dentuellu


Idaea ochrata


Borboleta-zebra (Iphiclides feishtamelii)


Aspitates ochrearia


 Abelhão-terrestre (Bombus terrestris)


Abelhão-carpinteiro (Xylocopa violacea)


Ouriço-caixeiro (Erinaceus europaeus) 


Ouriço-caixeiro (Erinaceus europaeus) 


Macrolepiota procera





* lista de observações de aves realizada por  José Frade e Frederico Morais



Sem comentários:

Enviar um comentário

M22

    Uma lágrima faz estremecer o vinco do lençol imaculado como uma flor ainda sem nome, há dias em que as palavras são audíveis rasgo...