terça-feira, 26 de setembro de 2017

Stella's Bakery - as panquecas e as aves


Nos dias em que permaneci em Monteverde (Costa Rica) tive oportunidade de tomar o pequeno-almoço no Stella's Bakery coffee shop. Um bar muito acolhedor, construído em madeira, com uma esplanada e um pequeno jardim. Foi aqui que provei as fantásticas panquecas com mel - um manjar imperdível. Este restaurante pauta-se por um bom atendimento, onde a simpatia anda de mão dada com a singularidade dos afectos, sinónimo de pura vida.


É sem dúvida um local muito simpático e ainda para mais dispõe de um alimentador para aves. Sem mais delongas pedimos que colocassem fruta nos alimentadores e passados poucos instantes, os bichos não se fizeram rogados, e vieram espreitar o que lhe calhou em sorte. Tal como a gulosa borboleta azul que se entretinha com os vestígios açucarados da fruta, tudo voava em redor da fruta. 

Recordo estes momentos de sabor tropical. Inesquecíveis combinações - tão depressa chovia como fazia sol, a humidade e o calor abriam o apetite acalmando o olhar para um horizonte voador. De quando em vez lá vinham as aves debicar a fruta, enquanto lavrava memórias visuais ao sabor de deliciosas panquecas e café de escuro universo.




Blue-gray tanager (Thraupis episcopus)


Alimentadores para aves Stella's Bakery



Lesson's motmot (Momotus lessonii)



E aqui o Lesson's motmot  no topo da árvore a preparar-se para devorar a fruta nos comedouros.




Ao meu lado surgiu um acelerado beija-flor Steely-vented Hummingbird (Amazilia saucerottei) que por breves segundos esteve entretido a sugar o néctar das flores para depois desaparecer, fazendo parte integrante da segunda pele da vegetação.


Este pardal White-eared Ground Sparrow (Melozone leucotis) andava no chão a ver o que lhe calhava mas cedo se apercebeu que a fruta estava nos comedouros à sua espera. 


Os gulosos preparos da fêmea de Great-tailed Grackie (Quiscalus mexicanus).




O Emerald Toucanet (Aulacorhynchus prasinus) parece não ter gostado da espetada de fruta.



Por isso escolheu os frutos situados no topo das árvores o que dificultou o ângulo de abordagem fotográfica mas o que conta é a intenção.






Por fim chegou o momento da borboleta Blue morpho (Morpho peleides) aproximar-se da fruta, exibindo as asas pintadas de azul eléctrico, contudo esta apelativa iridescência  não passa de uma ilusão de cor e luz.

Agora que termino este texto, fico com vontade de molhar panquecas no café e espreitar novamente por esta janela de sonho.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Mãe, consegues ver-me?

  os teus olhos | estrelas distantes os meus olhos | perdidos nos teus olhos teus | pedras frágeis olhos nossos | dançam errantes.   o mal r...