quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Em busca do Pilrito-canela (Calidris subruficollis)


No dia 11 de Setembro partimos em busca de uma ave proveniente da América do norte mas que de quando em vez visita a Europa. Passavam poucos minutos das 8:00 da manhã quando entrámos no frenético ritmo da A5 já congestionada em filas infindáveis na direcção da grande urbe. Pacientemente o tráfego foi desvanecendo-se e quando chegámos à Ponta da Erva dirigimo-nos ao local indicado pelos nossos amigos observadores. Lá encontrámos mais um fotógrafo a tentar a sua sorte na demanda pela raridade pilrito-canela. Realmente foi uma sorte o que aconteceu a seguir; uma vez que não vimos o bicho chegar, e logo após uma volta de reconhecimento em torno de várias poças de água, lá estava ele. Nós bem tentámos uma aproximação gradual e discreta mas o bicho estava inquieto não permitindo grandes veleidades. Andámos devagar acompanhando as movimentações da ave e depois de alguns registos fotográficos sempre com uma pauzinho à frente, decidi rastejar para tentar uma abordagem de outro ângulo. É certo que tive que evitar algum resquício de dejecto bovino já seco, porém lá consegui uma outra fotografia mais ou menos representativa da espécie. Sim, podia ser melhor se o pilrito olhasse na direcção da objectiva, se não estivesse uma ervinha à frente da ave, se a luz fosse melhor, se o engenho do fotógrafo  fosse outro, ou até se o bicho viesse desejar um bom dia com a canção de madrugar das aves felizes. Contudo isso seria outra coisa para além das artes de representação da natureza de tantos imponderáveis acasos. 














O pilrito-canela não apareceu mais, entretanto nas voltas incessantes pela procura de ocasiões felizes, encontrámos este bispo-de-coroa amarela a pavonear-se de sol antes de levantar voo.


E ainda assistimos aos voos curiosos de algumas aves.  O primeiro foi um casal de peneireiros-cinzentos que  ao longe trocavam mimos num voar de cortejo. 


Seguiu-se um sisão a cruzar os céus da lezíria anunciando o lento esmorecer da luz.


O dia findou com a debandada das cegonhas para um dormitório não muito longe de certos sonhos.





Agradecimentos:

Frederico Morais
José Frade
Pedro Marques 
Luís Arinto




Sem comentários:

Enviar um comentário

Aos olhos da doença

  os teus olhos | estrelas distantes os meus olhos | perdidos nos teus olhos teus | pedras frágeis olhos nossos | dançam errantes.   o mal r...