sábado, 4 de abril de 2020

Aquele quintal




Relembro a última vez que a vi,
a minha tia passeava com o meu primo
numa caminhada pelos trilhos quentes de verão,
sorriso leve de sol pintado entre as torres do final de tarde.

Recordo… A Mulher!
lembro-me do seu carrapito e dos tiques de quem estava preparado para tudo,
de avental de guerra, dos braços fortes, feitio firme e justo,
dos prédios altos que manteve e das escadas que aprumou,
das sestas que me obrigou contra a minha vontade de explorador de quintais.

Já agora... O medo!
ainda menino, quando regressava da escola, nos dias de inverno abria as goelas,
Gritava: Tia Virgínia! Tia Virgínia! ecoando receios pelo quintal das videiras em esqueleto,
tal não era o meu pavor dos labirintos surpreendentes da noite,
e corria às apalpadelas até chegar ao abrigo da sua voz por detrás do postigo alto.

Depois...  A aprendizagem.
Tia Virgínia e os seus avisos do sol a pique e do chapéu que me faltava,
da ternura com que colocava alho para aliviar as picada das abelhas,
dos recados para não comer figos nas horas do calor e não subir às nespereiras falsas,
das reprimendas para não judiar a gata Oba que tanto me assolapava de tentação.

Hoje o mundo vive num cerco perigoso;
na despedida não houve abraços, não houve mãos nas mãos, nem beijos,
apenas um caixão fechado e pessoas próximas mas afastadas,
porém, começou a florir outro céu, outra força, noutro quintal de afectos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

A batalha do cuco

Ar e vento já é meio sustento" Para desanuviar a cabeça destes tempos complicados, aceitei o convite do meu amigo José Frade para ir fo...