quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Gavião-da-europa no Parque Florestal de Monsanto



O gavião-da-europa (Accipiter nisus) é uma pequena ave de rapina diurna de hábitos bastantes discretos. Nesta espécie, a fêmea é 25% maior e apresenta listras horizontais cinzentas no abdómen, contrastando com o peito alaranjado do macho. O gavião habita bosques isolados e alimenta-se quase exclusivamente de aves que captura em voo. Sendo uma ave pouco comum, é residente no nosso país e em particular no Parque Florestal de Monsanto, onde voa por entre os pinhais com velozes batimentos de asa.

Uma ave a nidificar com sucesso é sempre uma boa notícia. Efectivamente, havia poucos registos da observação do gavião-da-europa no Parque Florestal de Monsanto. Este documento serve para comprovar a saudável evolução desta ave na orla florestal da cidade de Lisboa. No video é demonstrado as interacções da cria e do progenitor, e em ambos os casos, foi interessante observar as movimentações em torno do ninho.

Os registos fotográficos e as filmagens foram realizados num curto espaço de tempo, tendo sido assegurados todos os cuidados para não perturbar a rotina das aves nem o ecossistema envolvente.








Lista do  Ebird





Sem comentários:

Enviar um comentário

M22

  Uma lágrima faz estremecer o vinco do lençol imaculado como uma flor ainda sem nome, há dias em que as palavras são audíveis rasgos ...