quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Reading List



"Reading List" - Não me revejo no termo. Gosto mais de - Os Livros que são mais do que Livros - Posto isto, o Bookpoint da PT pediu-me que elaborasse a minha "Reading List". Uma lista com os livros que por uma razão ou outra são importantes, queridos se preferirem.

Como são bons os livros que nos fazem estas judiarias! 
Há livros que se pegam à pele. Melhor dizendo, há livros que não nos largam; falam por nós e escrevem-nos no corpo aquilo que as páginas destilam da alma. Depois fazem-nos viver por eles num movimento sem tempo ou dimensão. Há livros que são muito mais que livros. Quais animais por descobrir de asas de cores inatingíveis. São novos mundos onde o peso da língua é apenas a palavra, veículo da ideia. Esses malvados escritos competem directamente com as vozes dos amigos, dos amores, do encanto do abraço, do peso de uma mão só - que é diferente de uma mão com um livro. Lê-se tudo juntinho assim: "mãocomumlivro". 

No meu caso, que escrevo regularmente (mas nem sempre bem) é muito complicado ler um bom livrinho. É como (passo a malfadada metáfora)... amar a mulher de todas as noites, enquanto secretamente, habitamos uma amante e depois outra e mais outra, para voltar, invariavelmente impuro, à primeira página em branco. Deve ser difícil. Por isso, o melhor é não escrever enquanto se está a ler um bom livro, evitando assim comparações, vozes e outras manias. Já me aconteceu entrar numa livraria e ouvir dizer que "aquele livro é muito bom!”. Mas se assim for; não quero saber! Não pretendo passar os olhos por esses animais de infindáveis bibliotecas. Tanto mais, agora estou a escrever algo que nunca será tão selvagem como uma lista de leitura. Não fosse este terrível texto inteiramente inspirado no que se segue...

...

Ficções - Jorge Luís Borges
Livro do Desassossego – Fernando Pessoa
Música de Cama – David Mourão-Ferreira
2666 – Roberto Bolaño
Manual dos Inquisidores – António Lobo Antunes
Ensaio sobre a Cegueira – José Saramago
A Confissão de Lúcio – Mário de Sá Carneiro
A Invenção de Morel - Adolfo Bioy Casares
Poemas de Deus e do Diabo - José Régio
The Narrative of Arthur Gordon Pym - Edgar Allan Poe
A metamorfose - Franz Kafka
Guia de Aves - Lars Svensson
...

Sem comentários:

Enviar um comentário

papoila de corda