quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

A liberdade da geneta


Para mim, se existe uma palavra com significado maior - essa palavra é liberdade. Esta geneta foi encontrada debilitada nas proximidades de Lisboa, sendo tratada pelo Centro de Recuperação de Animais Silvestres em Monsanto, onde recuperou durante meses para depois ser devolvida à natureza onde pertence. 

Foi isso que aconteceu no passado dia 8 de Novembro na Serra da Arrábida. Por mais que o ser humano se esforce, não pudemos controlar todas as variáveis insondáveis da natureza e do destino; o preço a pagar pela liberdade, por vezes pode ser extremamente elevado. Aqui ficam os momentos felizes que devemos recordar. 




A geneta  (Genetta genetta) é um mamífero carnívoro de origem africana que ocorre de norte a sul de Portugal em zonas florestais de baixa altitude, com galerias rupícolas e cursos de água.  Dá preferência a árvores ocas onde permanece em repouso servindo a mesma como latrina. 




Na Europa até ao remoto século IX , a geneta desempenhava o papel de animal doméstico e caçador de ratos, sendo depois substituída nessas funções pelo gato.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Raposa-orelhuda ou raposa-orelhas-de-morcego? Para mim raposa com orelhas de abano.

Ainda o sol  lavava o rosto com areia vermelha, já em Samburu, Quênia, o calor tornava-se impiedoso para todos os bichos. A sombra dos arbus...