segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

À descoberta das Borboletas nocturnas da Costa Rica



Em Monteverde, na Costa Rica, quando chegava a noite os insectos eram atraídos para os candeeiros exteriores da casa. Mesmo se estivesse a chover, ocorria uma invasão de asas em torno da luz. Era tempo das borboletas nocturnas e de outros insectos tropicais, o que me levava a queimar horas de um sono desejado, sentado em cima de um banco e às vezes em autênticos actos de equilibrismo para tentar registar fotograficamente estes maravilhoso mundo insecta. Não é todos os dias que viajamos até à Costa Rica, por isso tinha que aproveitar todas as oportunidades e foi isso que fizemos.
Estima-se que 10% das espécies de borboletas conhecidas no mundo resida na Costa Rica. Ou seja, perto de 8000 borboletas nocturnas, mais 1250 borboletas diurnas ocorrem neste pequeno país da América Central. A identificação destes insectos não é fácil e como tal, grande parte das espécies não serão acompanhadas pelo respectivo nome cientifico. Importa referir que esta é uma pequena amostra das centenas de borboletas que apareceram junto da luz do apartamento nos primeiros dias de Maio de 2017.



Automeris tridens


Letis orcynia 


Automeris belti

Espécies por identificar





























































Este era o aspecto do candeeiro da casa durante o cerco das borboletas nocturnas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Raposa-orelhuda ou raposa-orelhas-de-morcego? Para mim raposa com orelhas de abano.

Ainda o sol  lavava o rosto com areia vermelha, já em Samburu, Quênia, o calor tornava-se impiedoso para todos os bichos. A sombra dos arbus...