Lisboa 5:20 - Aeroporto de Lisboa um formigueiro de vidas apressadas.
Após duas horas e meia de voo, saímos do aeroporto e já escutava um murmúrio
constante. Uma voz de vidro, num apelo em tom de desabafo. Repetitivamente, por cima do meu ombro, um sibilar manso implorava: "vamos beber uma" - A vontade de beber uma cerveja e as horas madrugadoras a que nos levantámos, faziam de nós mortos-vivos por uma gota de cevada fermentada e...
Mal pusemos os pés em Dublin, a sede
era tanta que entrámos no primeiro
pub que ostentava o símbolo da
Guiness, a nossa musa inspiradora desta aventura. Um pub
típico, tão típico, que as pessoas pareciam estar coladas àquele cenário há
mais de cem anos. Dois senhores gordinhos derretiam o tempo a um canto com teias de aranha seculares. Um senhor fininho, por sua vez, com elevado andamento
alcoólico para a hora do dia, levantava-se e sentava-se de minuto a minuto. Ao
fundo do bar uma senhora tão antiga quanto anafada, de vestes saídas de um
conto Vitoriano, bebia cerveja e deixava a espuma cair pelo queixo, enquanto
olhava para o nosso colega mais alto, noviço; único que ousou a usar
bigode. Fez furor o meu amigo Tuga de bigode.
Saímos com o travo da primeira Guiness na boca e
fomos deixar as malas ao apartamento alugado na Parnel Street, conhecida por ser o centro da culinária asiática da cidade. Um
bairro multicultural, multidisciplinar (barbeiros, comida chinesa, coreana e brasileira, telemóveis, modelos humanos de gesso, um hotel com um cartaz de bandas de death metal e
venda de alguns produtos proibidos em Portugal), tudo calmo, sem conflitos,
ruas limpas, odores intensos e olhares de tons únicos.
Sem as malas, mais
leves e com espírito lusitano descobridor, comenos num takeaway rico em colesterol
e picante. Senão fosse o molho, o kebab
sabia a borracha de uma câmara de ar de triciclo. Calorias repostas, humor reciclado.
Ligámos o GPS do telefone e fomos em busca da Trinity College.
Longa caminhada, mas sempre em frente, debaixo de um céu cinzento, ocupado em aturar nuvens birrentas, enquanto o vento desenhava pequenas cristas no rio Liffey.
![]() |
| Trinity College |
Chegámos
à Trinity College com intuito de ver o Book of Kells, um dos maiores tesouros
culturais e artísticos da Irlanda, expoente máximo da arte celta. Este livro contém
os quatro Evangelhos do Novo Testamento (Mateus, Marcos, Lucas e João),
transcritos por monges celtas por volta do ano 800 d.C.
Num
quarto escuro, protegido por vidro e vários seguranças, ali estava o magnífico Book of Kells. Um autêntico tesouro, exibindo duas páginas com letras e símbolos celtas em
cores vibrantes. Por razões de segurança não foi possível fotografar.
Ocasionalmente, as páginas do livro são mudadas, há quem faça várias visitas
num ano, na esperança de ver novas imagens do Novo Testamento do
![]() |
| A Virgem e o Menino na sétima folha do Livro de Kells. |
![]() |
| Folha 34 do Livro de Kells, conhecida como a Página do Monograma Chi Rho (Chi Rho page) cuja tradução: "Ora, o nascimento de Cristo foi assim |
Uma biblioteca sem livros
Ainda ofuscados pela beleza secreta dos símbolos cetas, subimos umas escadas e entrámos noutra dimensão de luz refletida em estantes de madeira secular. Iniciámos a visita à maior biblioteca da Irlanda com mais de 6 milhões de volumes. O corredor central denominada por Long Room, deixava-nos maravilhados com esta imponente obra de arquitetura neoclássica em carvalho e com o tecto a assemelhar-se a uma antiga igreja medieval.
![]() |
| Long Room |
Infelizmente, apenas as duas primeiras sessões da biblioteca continham livros, as restantes estavam vazias. O motivo será prevenir, antes que seja tarde. O terrível incêndio que destruiu o teto da Catedral de Notre-Dame em Paris, em 2019, foi o grande factor de aceleração para realizar obras urgentes na Old Library do Trinity College.
No momento da nossa vista decorria um projecto de restauro e conservação nos sistemas de climatização e anti-incêndio. Até ao final desse projecto, todos os livros serão retirados, deixando a biblioteca completamente despida. Se querem visitar a biblioteca com alguns livros é agora!
Como referi anteriormente, o livro mais antigo, com mais de 1200 anos, é o Book of Kells, ilustrado por monges celtas. O acervo da biblioteca reúne ainda uma coleção de século XIV, sendo o livro mais antigo dessa coleção impresso no ano 1351. No meio do corredor da Long Room é possível observar a harpa mais antiga da Irlanda. A Harpa de Brain Boru, homenagem ao rei da Irlanda que derrotou os Vikings.
![]() |
| Harpa de Brain Boru |
Actualmente, esta harpa serve de logótipo da cerveja Guinness e também como brasão nacional da Irlanda patente nas moedas de Euro irlandesas e passaportes. Ao percorrer o corredor, entre livros invisíveis senti-me aconchegado pela atmosfera rarefeita do improvável. Imaginei o que não seria todas as sessões preenchidas com histórias de livros ainda não escritos. Após algumas fotos onde o espancamento do ego foi triunfal, vulgo selfie, senti-me insignificante e ridículo perante o busto de desprezo de Homero.
![]() |
| Escadaria The Long Room |
No segundo dia visitámos o museu da Guiness. Um edifício fabril com sete andares, onde cada piso explicava de forma interativa o fabrico de cerveja. Creio que não eram necessárias tantas escadarias para explicar o fabrico da cerveja, porém concordo com a necessidade de rentabilizar o produto nacional. Ora qui fica uma sugestão para a criação de um museu sensorial dos pastéis de Belém. Sei que temos uma amostra na casa dos pastéis de Belém, mas seria interessante considerar algo em grande, com pastéis de nata gigantes, azulejos, guitarras portuguesas, como os irlandeses fazem com a cerveja em sete pisos de glória e paciência. Alguns momentos de cada andar.
![]() |
| Não queria acreditar! Então não é que a constituição desta cerveja é de 95% água. Por mais que bebas ficas sóbrio e cheio, talvez por isso mesmo e com alguma tristeza desta lucidez plena. |
Em seguida, entrámos numa sala branca estilizada e cheia de vapores, na qual demos uso ao olfato e às papilas gustativas para sentir o nascer da sede pela primeira cerveja. Foi um apenas um aperitivo. De copinho na mão, entrámos outra sala especialmente criada para ensinar a beber cerveja Guiness com estilo e história.
Sim! Ensinar a beber! Primeiro um gole, deixam-se alguns segundos na boca, até sentir o sabor da cevada e… deixamo-nos ir. Tudo isto numa sala escura, ladeada por quadros antigos dos fundadores desta arte de fermentação. Os rostos daquelas pinturas olhavam para nós com a sobriedade de quem já viu isto acontecer milhentas vezes. O bilhete englobava uma cerveja no último andar do edifício com vista panorâmica para a capital irlandesa. Observamos o assentar das camadas da cerveja, agarrámos na mesma como se fosse um troféu conquistado após uma maratona de muitos quilómetros. Por fim, tentámos encontrar uma mesa e umas cadeiras para descansar os nossos sacos de ossos e molhar os beiços no elixir.
Como masoquistas que somos, saímos pelas escadas, não fosse o elevador avariar. Depois foi caminhar pelas catedrais e jardins de uma cidade que nos acariciava com vento frio do rio Liffey.
A noite no Temple Bar
Os irlandeses às cinco da tarde esgotam as esplanadas. Saem do trabalho com o intuito de conviver e beber. Muita gente nova sem frio na venta, de corpos resistentes a qualquer maleita que não seja tratada com uma jovial gargalhada e dez cervejas. Povo bem-disposto, sempre pronto a cantar os refrões orelhudos. Em cada bar que entrávamos tínhamos música ao vivo. Geralmente, uma voz e uma guitarra e sempre o mesmo reportório. Sempre as mesmas melodias. Como se os direitos de autor os obrigassem a cantar apenas aqueles temas. A canção dos Beatles Hey Jude, foi um hino repetido até à exaustão. Após uma situação de aperto, lembro-me de ouvir, na casa de banho do Temple Bar, cinco minutos de Beatles. Quando saí tinha uma guarda de honra mal disposta, gente que também precisava de aliviar a tripa, uma fila de homens que devia contornar o quarteirão e atravessar a ponte do canal. Com o olhar pregado ao chão, dirigi-me à nossa mesa, onde os meus colegas de trabalho trocavam palavras em português com uma elegante senhora belga que tinha vivido em Lisboa. Cosmopolita e divertida Dublin, servia de passagem a uma palete cultural sempre em movimento e renovação. No regresso ao alojamento, alguns jovens eram derrotados pela bebida e pelos ácidos, uma imagem nada agradável, porém aqui e ali, acompanhados pelo olhar atento das autoridades.
Ao terceiro dia a última volta
Pelas 10:00 deixámos o apartamento para ir beber um capuchino e comer um muffin num franchisado, igual em qualquer lado do mundo, nada típico, uma marca global que se repete aqui ou em Lisboa ou em San José. Infelizmente, por falta de tempo não provámos a comida irlandesa. Depois do acúcar o estomago ficou aconchegado, facultando energia para calcorrear os cantos ainda não mapeados de Dublin e das suas catedrais e igrejas. O que se segue são monumentos monocromáticos como o olhar de quem os relembra.
![]() |
| Igreja de Santo André de estilo neogótico vitoriano concluída em 1866 |
![]() |
| Trinity College Dublin, a universidade mais antiga da Irlanda fundada em 1592 |
![]() |
| Ponte pedonal de Christ Church que une a Catedral da Santíssima Trindade (Christ Church Cathedral) e o museu Dublinia. |
![]() |
| Gárgulas góticas da Catedral de São Patrício. As gárgulas tèm uma dupla função. A primeira obedece ao propósito prático e mundano de escoar água das chuvas para longe das paredes da catedral. A segunda motivação é mais espiritual e tenta cumprir o desígnio de afugentar os maus espíritos do templo com as suas feições grotescas. Fiquei encantado com o ar destas criaturas, que por vezes ganham vida e arranham os meus dias encobertos com disparates. |
![]() |
| Igreja de Santo Agostinho e São João Batista. Obra concluída no final do século XIX, da qual se destaca a sua torre sineira com mais de 60 metros. É um dos símbolos maiores do revivalismo gótico da Irlanda. |
Que biodiversidade puderei encontrei encotrar nos jardins e espaços verdes de Dublin? Com o percorrer da cidade a pé, tive a oportunidade de dar asso à minha veia de observador da natureza. Documentei algumas espécies de aves que de tão perto que estavam, quase caímos num auto retrato socialmente incógnito.
A contabilidade do esforço
No primeiro dia fizemos 14 quilómetros pelas ruas planas da capital irlandesa, num percurso divido entre a busca e o deslumbre. No segundo dia caminhámos 11 quilômetros e no terceiro dia, as últimas horas em solo irlandês, foram uma autêntica vergonha, com uns míseros 7 quilômetros. No total andámos 1,0075 metros por minutos. Reflitindo seriamente neste número, concluo que fomos uns cágados mandriões!
Verdade seja dita; ao tempo que estive em Dublin, tenho que subtrair as horas de sono reclamadas pelo meu sistema cardiovascular. Os meus amigos de viagem estavam frescos e não se importavam de somar mais umas horas há maratona. Valentes e sem sinais de cansaço, prontos para subir ao cume da noite irlandesa. Ao contrário, eu estava derreado numa derrrota feliz. Acho que já nasci cansado, mas gosto de provocar a minha orgulhosa costela alentejana com uma valente caminhada.
Quando se pensa no regresso a casa o caminho é silencioso. Não exige explicações nem palavras esféricas ou ruas circulares. As nuvens que o digam.
Para o aeroporto, apanhámos um estranho taxista que mostrava-nos o telemóvel com vídeos de ataques a irlandeses, enquanto respondia a mensagens como quem tricota um cascol para o inverno. O taxista conduzia pelo meio do trânsito caótico numa tarde de sexta-feira com chuvinha parva. Dentro do carro, nós éramos 5 portugueses recém raptados, amordaçados aquela realidade. Sobrevivemos com um sorriso.
Por fim no aeroporto, fechar os olhos e rebobinar os momentos inesquéciveis. Na bagagem trouxe boas memórias da cidade, das suas gentes e do convívio saudável entre colegas de trabalho. Esta viagem serviu para esquecer o nosso dia a dia onde discutimos o sexo do bit e do byte. Em Dublin fomos nós, sendo novos outros, quase desconhecidos como amigos. Já em Portugal, horas depois, uma valente gripe levou-me a um estado febril, do qual só sai para ouvir em contínuo ecoar: Hey Jude... Hey Jude!
































-EDIT.jpg)
.jpg)


Sem comentários:
Enviar um comentário