sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Águia-de-Bonelli - um inesperado encontro


Com intuito de observar algumas espécies emblemáticas da Reserva Natural do Estuário do Tejo, fizemos a nossa primeira visita do ano à Ponta da Erva. Desde já confesso a minha admiração por aves de rapina e nesta saída de campo fomos brindados com o vislumbre de uma espécie que muito me apraz registar - águia-de-Bonelli (Aquila fasciata).


Mas não foi só, ainda observámos uma águia-pesqueira, corujas-do-nabal, bútios e tartaranhões, entre outras aves que constam da lista realizada pelo José Frade. Para combater o frio que nos desinquietava as orelhas, alimentámos o estômago com carne e regámos o almoço com um vinho local, havendo ainda tempo para um brinde com macieira a estes efémeros dias de Janeiro.


Os diapositivos que restaram da voragem apagadora.

As corujas-do-nabal estavam escondidas por entre a vegetação e assim que a nossa presença se fez notar, levantaram voo mas sempre a controlar as nossas movimentações.



De olhar inquisidor este curioso bútio não parecia muito preocupado com os homens que se escondiam atrás das objectivas 


Ao longe uma águia-pesqueira exibia o seu troféu pelos céus da lezíria. 


Aquando dos últimos raios de luz,  surgiu este imponente exemplar de águia-de-Bonelli (Aquila fasciata) a rasar as nossas cabeças e o nosso espanto. Nós a tentarmos sair do carro à pressa para fotografar  e o bicho quase a cobrir da viatura com a sua sombra. Em silêncio tirei 3 fotografias e contemplei a envergadura imensa do seu lento adejar, ao mesmo tempo que o sol caia na lezíria. Eu sei que a luz não era a melhor nem o ângulo o mais favorável, contudo, desde o primeiro clique, fiquei com a sensação de serem estes momentos únicos e por isso mesmo, indeléveis e memoráveis, onde a foto é só e apenas o engenho temporal.


Cá em baixo, ficam reflexos de uma procura constante.


Ficámos sem saber se foi assim o nascer do sol ou o cair do dia e ainda bem.





Agradecimentos:

José Frade
Luís Arinto
Humberto Matos




Sem comentários:

Enviar um comentário

M22

  Uma lágrima faz estremecer o vinco do lençol imaculado como uma flor ainda sem nome, há dias em que as palavras são audíveis rasgos ...